Saiba tudo sobre os melhores tecidos para usar no verão!
O verão 24 nem chegou e já promete ser o mais quente da história , você já esta pensando o que usar nesse calor escaldante?
Nesse post, vamos ensinar como escolher os melhores produtos para ficar sempre fresquinha.
Confira nossas dicas de tecidos para o verão.
Tecidos Naturais: Seda, Linho e Algodão.
A principal características dos tecidos naturais é que são fibras encontradas na natureza, de origem vegetal como algodão, linho e rami, ou animal, como seda e lã. Elas garantem a respirabilidade da pele, são em geral macias, e absorvem bem a água e o suor. Por isso são os tecidos ideais para o verão.
Elas também são biodegradáveis e duráveis, porém os processos industriais utilizados nem sempre são os mais sustentáveis, além de normalmente serem mais caras que fibras sintéticas.
Por isso muitos tecidos hoje em dia têm na composição dois tipos de fios ou mais. Para garantir que eles tenham um bom preço, sem perder as propriedades originais de conforto e aparência, o ideal é que na composição haja também viscose.
Por que a Sob não utiliza mais seda? A seda é um tecido natural de origem animal. Ela é feita a partir do casulo do bicho da seda, e o processo de fabricação envolve o cozimento do bichinho em água quente, sendo altamente cruel. Como existem muitos tecidos substitutos, artificiais e sintéticos, não há necessidade real de se utilizar a seda.
Peças com estas composições:
Tecidos com propriedades especiais: Viscose, Rayon e Liocel.
Viscose todo mundo conhece, e muitas vezes é chamado de forma errada de tecido natural. Mas Viscose, Rayon e Liocel, entram numa classe especial considerada ARTIFICIAL (note, é diferente de tecido sintético).
Eles são feitos a partir de fibras vegetais (xantato de celulose), e depois passam por uma série de processos químicos, para fazer uma fibra que imita as qualidades das fibras naturais, tais como o algodão.
Esses tecidos também são ideais para o verão, pois eles não imitam somente a aparência de um tecido natural, mas também possuem as mesmas propriedades hipoalergênicas, são altamente respiráveis, não retém o calor e afasta muito bem a água e o suor.
Produtos de liocel e viscose:
Bônus: Roupa para ginástica!
Roupa para ginástica e academia no calor pode ser um drama. Então vamos te ajudar a diferenciar e comprar.
Primeiro e acima de tudo, é muito importante olhar a etiqueta de composição, pois poliéster e poliamida, as mais utilizadas nesse tipo de produto, são ambas fibras sintéticas, mas têm propriedades muito diferentes.
Poliéster é muito comum principalmente em leggings e bermudas, mas se a fibra não tiver tratamento especial, ela não oferece conforto térmico e respirabilidade para a pele, promovendo aquela sensação de calor durante a atividade física. Ela também pode reter cheiros por conta do acúmulo de bactérias, por isso, confira na etiqueta se tem tratamento anti-odor ou antibactericida.
A poliamida é o tecido ideal, pois o material promove boa absorção de água, troca de temperatura, secagem rápida, evaporação do suor, combatendo o calor e a sensação de umidade. A desvantagem é que em geral, os produtos são mais caros.
Já algodão, que absorve muito bem o suor e a umidade, mas por não possuir secagem rápida como a poliamida, pode causar desconforto na prática esportiva.
Esperamos ter ajudado!
Gostou? Não deixe de comentar aqui embaixo suas dúvidas, sugestões e críticas!